CAPS e ESF Centro realizam ação do setembro amarelo

Cambuí sedia campeonato de Jiu-Jitsu
25/09/2023
Prefeitura promove aulão de zumbra
28/09/2023
Na última sexta-feira (22) a Prefeitura de Cambuí, através do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS e a Estratégia de Saúde da Família – ESF Centro realizou na Praça da Matriz uma ação em referência à Campanha do Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e saúde mental.
Durante todo o mês, a iniciativa teve, e ainda tem, como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio e saúde mental.
A ação orientou a população sobre os cuidados com a saúde mental não só neste mês, mas uma prática que deve ser levada para o dia a dia, reforçando a ideia de que saúde mental é algo muito importante e observar seus cuidados e sinas pode salvar vidas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Mas também informa que existem episódios subnotificados, o que pode chegar a mais de 1 milhão de casos. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média trinta e oito pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio.
Depressão não frescura nem brincadeira, é um assunto sério que deve ser levado para as casas, discutido e auxiliado.